A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e
com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto
dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa
sobre o tema “A Persistência do Bullying
no Ambiente escolar”, apresentando proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa,
argumentos e fatos para defesa de seu ponto de
vista.
Texto I:
Lei que obriga
escolas e clubes a combaterem bullying entra em vigor
Do G1, em São Paulo
A lei que obriga escolas
e clubes a adotarem medidas
de prevenção e combate o bullying entrou em vigor nesta semana. O texto,
publicado no "Diário Oficial da União" de 9 de novembro havia sido aprovado pela Câmara em
outubro e enviado para a sanção presidencial. (veja abaixo o texto com a íntegra da
lei)
Pelo texto aprovado, bullying é definido como a prática
de atos de violência física ou psíquica exercidos intencional e repetidamente
por um indivíduo ou grupo contra uma ou mais pessoas com o objetivo de
intimidar ou agredir, causando dor e angústia à vítima.
O projeto determina que seja feita a capacitação de
docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do
problema, assim como a orientação de pais e familiares, para identificar
vítimas e agressores.
Também estabelece que sejam realizadas campanhas
educativas e fornecida assistência psicológica, social e jurídica às vítimas e
aos agressores.
Segundo o texto, a punição dos agressores deve ser
evitada “tanto quanto possível” em prol de alternativas que promovam a mudança
de comportamento hostil.
ACESSO EM 16 DE MAIO 2016
Texto II:
Disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmfxTG-17s806OqRnS_10PrLmmOo3SHnOyYKzV33WTBA-TWCbu2tb4witMLgkY9Ok5TUqjviaTUb-GDqlwTz7jBQYuSzcUDzLHZK4g39dgiih0TUrFB4TqgZJJrn0KKtOT_2OomIbb5IXh/s1600/ calvin.bmp Acesso em: 16 de maio 2016
Texto III:
Texto IV:
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