Resolvam os exercícios e levem o gabarito para mim na sexta-feira. Além de marcar a alternativa correta, quero que justifiquem o porquê de estarem corretas.
Não aceitarei respostas sem fundamentação no conteúdo!
Atividade Avaliativa. Para entregar dia 28.
1. (UMCP-SP) O culto do
contraste, pessimismo, acumulação de elementos, niilismo temático, tendência
para a descrição e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e
repugnantes, são características do:
- Barroco
- Realismo
- Rococó
- Naturalismo
- Romantismo
2. (F.C. Chagas-BA) Assinale o texto
que, pela linguagem e pelas ideias, pode ser considerado como representante da
corrente barroca.
- "Brando e
meigo sorriso se deslizava em seus lábios; os negros caracóis de suas
belas madeixas brincavam, mercê do Zéfiro, sobre suas faces... e ela
também suspirava."
- "Estiadas
amáveis iluminavam instantes de céus sobre ruas molhadas de pipilos nos
arbustos dos squares. Mas a abóbada de garoa desabava os
quarteirões."
- "Os sinos
repicavam numa impaciência alegre. Padre Antônio continuou a caminhar
lentamente, pensando que cem vezes estivera a cair, cedendo à fatalidade
da herança e à influência do meio que o arrastavam para o pecado."
- "De
súbito, porém, as lancinantes incertezas, as brumosas noites pesadas de
tanta agonia, de tanto pavor de morte, desfaziam-se, desapareciam
completamente como os tênues vapores de um letargo..."
- "Ah!
Peixes, quantas invejas vos tenho a essa natural irregularidade! A vossa
bruteza é melhor que o meu alvedrio. Eu falo, mas vós não ofendeis a Deus
com as palavras: eu lembro-me, mas vós não ofendeis a Deus com a memória:
eu discorro, mas vós não ofendeis a Deus com o entendimento: eu quero, mas
vós não ofendeis a Deus com a vontade."
3. (FUVEST-SP)
"Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria."
Na estrofe acima,
de um soneto de Gregório de Matos Guerra, a principal característica do Barroco
é:
- culto da
Natureza
- a utilização
de rimas alternadas
- a forte
presença de antíteses
- culto do amor
cortês
- uso de
aliterações
4. (FUVEST-SP) O bifrontismo do
homem, santo e pecador; o impulso pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por
modelos; o culto do contraste; a riqueza de pormenores – são traços constantes
da:
- composição
poética parnasiana
- poesia
simbolista
- produção
poética arcádica de inspiração bucólica
- poesia barroca
- poesia
condoreirista
5. (PUCC-SP)
"Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha."
Pode-se reconhecer
nos versos acima, de Gregório de Matos:
- caráter de
jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de
sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.
- caráter de
jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa
lamentação pela falta de fé do gentio.
- estilo
pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das
funções de um autêntico moralizador.
- caráter de
jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do
arrependimento do poeta pecador.
- estilo
pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões
do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.
6. (FUVEST-SP) "Entre os
semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem
sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os
que semeiam sem sair são os que se contentam com pregar na pátria. Todos terão
sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a
semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura,
e hão-lhes de contar os passos. Ah! dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá,
achar-vos-ei com mais paço; os de lá, com mais passos..."
Essa passagem é
representativa de uma das tendências estéticas típicas da prosa seiscentista, a
saber:
- Sebastianismo,
isto é, a celebração do mito da volta de D.Sebastião, rei de Portugal,
morto na batalha de Alcácer-Quibir.
- a busca do
exotismo e da aventura ultramarina, presentes nas crônicas e narrativas de
viagem.
- a exaltação do
heróico e do épico, por meio das metáforas grandiloqüentes da epopéia.
- lirismo
trovadoresco, caracterizado por figuras de estilo passionais e místicas.
- Conceptismo,
caracterizado pela utilização constante dos recursos da dialética.
7. (UFBA) Assinale a
proposição ou proposições em que o poeta Gregório de Matos, afastando-se da proposta
estética do Barroco, assume uma postura crítico-satírica ante a realidade e,
depois, some os valores.
(01) "Sol de
justiça divino/ sois Amor onipotente,/ porque estais continuamente/ no
luzimento mais fino:/ porém, Senhor; se o contínuo/ resplandecer se vos deve,/
fazendo um reparo breve/ desse sol no luzimento,/ sois sol, mas no Sacramento/
Com razão divina neve."
(02) "E que
justiça a resguarda? .................... Bastarda
É grátis
distribuída? ............................. Vendida
Que tem, que a
todos assusta? ............. Injusta
Valha-nos Deus, o
que custa,/ o que El-Rei nos dá de graça,/ que anda a justiça na praça/
Bastarda, Vendida, Injusta."
(04) "Valha-me
Deus, que será/ desta minha triste vida,/ que assim mal logro perdida./ onde, Senhor,
parará?/ que conta se me fará/ lá no fim, onde se apura/ o mal, que sempre em
mim dura,/ o bem, que nunca abracei,/ os gozos, que desprezei, por uma eterna
amargura."
(08) "Entre os
nascidos só vós/ por privilégio na vida/ fostes, Senhora, nascida/ isenta da
culpa atroz:/ mas se Deus (sabemos nós)/ que pode tudo, o que quer,/ e vos
chegou a eleger/ para Mãe sua tão alta,/ impureza, mancha, ou falta/ nunca em
vós podia haver."
(16) "O
Mercador avarento,/ quando a sua compra estende,/ no que compra, e no que
vende,/ tira duzentos por cento:/ não é ele tão jumento,/ que não sabia, que em
Lisboa/ se lhe há de dar na gamboa,/ mas comido já o dinheiro/ diz, que a honra
está primeiro,/ e que honrado a toda Lei:/ esta é a justiça, que manda
El-Rei."
(32) "Senhor
Antão de Souza de Meneses,/ Quem sobe a alto lugar, que não merece,/ Homem
sobe, asno vai, burro parece,/ Que o subir é desgraça muitas vezes./ A
fortunilha autora de entremezes/ Transpõem em burro o Herói, que indigno
cresce:/ Desanda a roda, e logo o homem desce,/ Que é discreta a fortuna em
seus reveses."
(64) "De um
barro frágil, e vil,/ Senhor, o homem formastes,/ cuja obra exagerastes/ por
engenhosa, e sutil:/ graças vos dou mil a mil,/ pois em conhecido aumento/; tem
meu ser o fundamento/ na razão, em que se estriba,/ se infundis alma viva,/ que
muito, que vivo alento."
8. (FEBASP-SP)
"Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca,
sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O
roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz
os piratas, o roubar com muito, os Alexandres... O ladrão que furta para comer,
não vai nem leva ao inferno: os que não só vão, mas que levam, de que eu trato,
são os outros - ladrões de maior calibre e de mais alta esfera... Os outros
ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam
debaixo de seu risco, estes, sem temor nem perigo; os outros se furtam, são
enforcados, estes furtam e enforcam." (Sermão do bom ladrão, Pe.
Antonio Vieira)
Em relação ao
estilo empregado por Vieira neste trecho, pode-se afirmar:
- autor recorre
ao Cultismo da linguagem com o intuito de convencer o ouvinte e por isto
cria um jogo de imagens.
- Vieira recorre
ao preciosismo da linguagem, isto é, através de fatos corriqueiros,
cotidianos, procura converter o ouvinte.
- Padre vieira
emprega, principalmente, o Conceptismo, ou seja, o predomínio das idéias,
da lógica, do raciocínio.
- pregador
procura ensinar preceitos religiosos ao ouvinte, o que era prática comum
entre os escritores gongóricos.
9. (USF-SP)
"Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te,
Te lembra hoje Deus por sua Igreja;
De pó te fez espelho, em que se veja
A vil matéria, de que quis formar-te".
Conforme sugere o
excerto acima, o poeta barroco não raro expressa:
- medo de ser
infeliz; uma imensa angústia em face da vida, a que não consegue dar
sentido; a desilusão diante da falência de valores terrenos e divinos.
- a consciência
de que o mundo terreno é efêmero e vão; o sentimento de nulidade diante do
poder divino.
- a percepção de
que não há saídas para o homem; a certeza de que o aguardam o inferno e a
desgraça espiritual.
- a necessidade
de ser piedoso e caritativo, paralela à vontade de fruir até as últimas
conseqüências o lado material da vida.
- a revolta
contra os aspectos fatais que os deuses imprimem a seu destino e à vida na
terra.
10. (F.Objetivo-SP) Sobre cultismo e
conceptismo, os dois aspectos construtivos do Barroco, assinale a única
alternativa incorreta.
- o cultismo
opera através de analogias sensoriais, valorizando a identificação dos
seres por metáforas. O conceptismo valoriza a atitude intelectual, a
argumentação.
- cultismo e
conceptismo são partes construtivas do Barroco que não se excluem. É
possível localizar no mesmo autor e até no mesmo texto os dois elementos.
- cultismo é
perceptível no rebuscamento da linguagem, pelo abuso no emprego de figuras
semânticas, sintáticas e sonoras. O conceptismo valoriza a atitude
intelectual, o que se concretiza no discurso pelo emprego de sofismas,
silogismos, paradoxos.
- cultismo na
Espanha, Portugal e Brasil é também conhecido como Gongorismo e seu mais
ardente defensor, entre nós, foi o Pe. Antônio Vieira, que, no Sermão
da sexagésima, propõe a primazia da palavra sobre a ideia.
- Os métodos
cultistas mais seguidos por nossos poetas foram os de Gôngora e Marini, e
o conceptismo de Quevedo foi o que maiores influências deixou em Gregório
de Matos.
Gabarito
ResponderExcluir1 - A
2 - E
3 - C
4 - D
5 - A
6 - D
7 - 02+16+32=50
8 - B
9 - A
10 - D
Esse exercício valia 1,0?
ResponderExcluirEsse exercício valia 1,0?
ResponderExcluirnaum
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