segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Análise sobre "Discriminação" - 3º Ano - Aureo, Gabriella e Selmo

•O que é discriminação?
O ato de desrespeito ao livre-arbítrio, a partir do instante o qual a barreira do respeito é quebrada.
•Quais são os tipos mais comuns de discriminação?
Existem vários tipos de discriminação na sociedade atual, como por exemplo o preconceito com a aparência, na qual a pessoa é julgada por ter um estilo diferente do “socialmente aceito”. O preconceito com o nativismo, em que emigrantes sofre de um determinado país. Preconceito com a idade, idosos sofrem muito com essa triste realidade. O peso e tamanho é a mais comum de ser encontrada, pois a sociedade criou um padrão de beleza a ser seguido. Com a religião, preconceitos contra deficientes, homofobia, sexismo e o racismo são outros exemplos da enorme lista de preconceitos sofridas pela sociedade atual.
•Por que as pessoas sofrem discriminação?
Pelo fato de que as pessoas que discriminam as outras, não aceitam as diferenças entre ela e a da discriminada. Muitas vezes por nem sempre a pessoa “sair negra” a que discrimina acha que isso pode ser algo anormal, que talvez essa pessoa tem uma pele diferente porque ela contém alguma doença que a deixou assim, ou até mesmo porque a pessoa que discrimina é conduzida por outra pessoa que não tem coragem de assumir que tem preconceito. Discriminar alguém pela cor da pele hoje em dia não é tão comum a gente ver, pois a sociedade está percebendo que essas pessoas não tem nada de errado, porém ter uma opção sexual diferente do “normal” é alvo de sérios atos preconceituosos, desde o simples bullying até severa morte. Tamanho, peso, tudo isso e mais um pouco que a sociedade impõem que está certo ou errado, é implantado mais para frente como forma de preconceito. Idosos são agredidos, homens, mulheres e crianças com diferentes cores de pele são alvos de discriminação. Uma pessoa por ser magra demais, ou alta demais é alvo de apelidos que muitas das vezes essa pessoa, homossexuais são alvos de piadas e apanham só por andarem de mãos dadas em público. Uma pessoa por ter um peso maior que a das outras ou pelo seu tamanho inferior ao dos outros, todos são alvos. Quem discrimina é apenas uma pessoa que tem uma vida sem gr
aça e infeliz, que quer cuidar da vida dos outros que são felizes do jeito que são. E que dos outros serem felizes...
•Quais lugares a discriminação é mais comum?
Não existe um lugar específico para que ocorra a discriminação, ela acontece em todos lugares, tanto indiretamente, quanto diretamente. A realidade é que o discriminado tende a se discriminar e a discriminar o próprio grupo ao qual pertence, e isso reforça a oportunidade para ser discriminado.
•Quais países mais racistas do mundo?
A Índia é um país que há um grande segregação de indianos do nordeste onde se encontra a maioria das castas consideradas “inferiores”. Paquistão é um país de maioria mulçumana com rivalidade interna (xiitas e sunitas). A Rússia possui o racismo direcionado para qualquer indivíduo que não seja russo. Eles são contras aos caucasianos, africanos, judeus e chineses. Os Alemães ainda possuem a ideias neonazistas, na qual pensam baseadas na filosofia de Hitler. Ruanda, com duas etnias diferentes, a Tutsi e a Hutu, até hoje ainda há discriminação entre eles. E os Estados Unidos, com a discriminação étnica e racial.
•O que fazer para acabar contra os vários tipos de discriminação?
Embora tenha leis afirmando que “todos são iguais perante a lei”, a discriminação ainda é visível nos dias atuais, e como forma para detê-la, é necessária a existência da consciência de cada um. Também deve ter uma posição para a pessoa discriminada, denunciando-os para a justiça. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário